Secretaria
Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas
Descrição
Serviço de inumação / sepultamento apenas nos cemitérios municipais (Central, Agro Cafeeira e Vila Esmeralda).
Descrição de exigências
Obrigatório a inumação / sepultamento possuir certidão de óbito para realizar o serviço.
Descrição da prioridade de atendimento
Não se aplica, no momento óbitos em decorrência do Covid-19 sepultamento imediato.
Prazo para o primeiro atendimento
Sequência dos atendimentos: com a declaração de óbito em mãos emitida pelo Hospital de atendimento do óbito, procurar o serviço de cartório para emissão da certidão de óbito, em finais de semana e feriados ou pós horário comercial tem o plantão (contato na porta do cartório de registro civil). Obs.: importante ser alguém da família ser o declarante da certidão para prestar as informações necessárias e corretas; Depois com a certidão de óbito em mãos, procurar o Cemitério Municipal Central para emissão da ordem de serviço de sepultamento. Neste momento, verifica-se o local de sepultamento (jazigo da família ou gaveta ou sepultura), lembrando que os jazigos e sepulturas devem estar de acordo com a legislação ambiental, possuir filtros para receber o necrochorume; Por fim, procurar a Prefeitura para emissão da autorização de sepultamento ou inumação com a ordem de serviço e a certidão de óbito em mãos. Em feriados, domingo ou fora do horário comercial, levar estes documentos no primeiro dia útil pós o sepultamento.
Prazo máximo para conclusão do atendimento
Atendimento imediato.
Descrição da validade do documento gerado
Não se aplica.
Url da legislação que regulamenta
Possui agendamento prévio?
SIM
Como é realizado o agendamento?
Agendamento quando ocorrer o óbito do horário de sepultamento no cemitério.
Documentação Necessária
Certidão de óbito, ordem de serviço do cemitério e autorização de sepultamento, título de concessão quando houver.
Taxas
• Da aquisição da gaveta (valor vigente publicado em decreto link acima) exceto as isentas que possuem cadastro no CRAS – Centro de referência de Assistência Social com Parecer Social emitido posteriormente (quando isenta a preparação do corpo não isenta a gaveta, opta por um ou outro);
• De sepultamento pelo serviço prestado, não isenta (valor vigente publicado em decreto link acima).
Meios de prestação de serviços:
Endereço(s) internet
E-Mail: pref.executiva@matelandia.pr.gov.br
tecnicos.ambiental@matelandia.pr.gov.br
Endereço(s) Físico(s)
Serviço realizado por servidores da prefeitura municipal.
• Cemitério Municipal Central: Rua Munhoz da Rocha, 261 Vila Nova
• Cemitério Agro Cafeeira: Rodovia PR 590 próximo a Igreja Luterana, s/n Agro Cafeeira
• Cemitério Municipal de Vila Esmeralda: Estrada Rural saída para São Roque, s/n Zona Rural
• Capela Mortuária de Matelândia: Rua Padre Vitoldo Kosiki, 730 Centro
• Capela Mortuária de Agro Cafeeira: Rua Vergílio Gasparin, s/n Agro Cafeeira, fundos da Igreja Pio X margens da BR 277
• Secretaria de Meio Ambiente: Rua 11 de Junho, 830 – Centro.
TELEFONE: (45) 3262-8359 Cemitério Central
(45) 3262-8380 Meio Ambiente
WHATSAPP: depende dos plantonistas no cemitério central que atendem nos demais cemitérios também.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 07:30hs às 11:30hs - 13:30hs às 17:30hs de segunda a sexta. No Cemitério tem o plantão nos sábados, domingos e feriados.
Anexos
Não existem documentos em anexo.