Secretário - Doglas Carnetti
HISTÓRICO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE MATELÂNDIA
Muito embora a emancipação político-administrativa do Município de Matelândia tenha ocorrido em 25 de Julho de 1960, somente em 15 de abril de 1969 através da Lei nº 27/69 é que foi criada a Secretaria de Educação Cultura e Saúde.
Nesta época era denominado Posto de Saúde, onde era de total responsabilidade do Governo do Estado do Paraná, sendo que todos os funcionários da época eram todos do Governo Estadual e a população que usufruía dos serviços eram somente as pessoas que tinha a carteira do INAMPS.
Diante desta realidade, os pioneiros que aqui chegaram, relatam que a maioria das pessoas eram atendidas na Casa de Saúde que hoje é o atual Hospital Nossa Senhora do Caravaggio, pois foram eles próprios que fundaram a Casa de Saúde e não precisavam de carteirinha do INAMPS para ser atendido.
Porém, nos fins da década de 70 e durante a década de 80 foram instituídos vários movimentos e organizações da sociedade civil e profissionais ligados à política de saúde, que posteriormente contaram constitucionalmente com um novo modelo de atenção em saúde através do Sistema Único de Saúde.
Diante destas modificações, na década de 80 foi criado através da Lei nº 446/80 o cargo em comissão de Diretor de Saúde e Bem -Estar para atender as exigências que o município impunha.
Durante a década de 80, tanto o posto de saúde quanto os hospitais passaram a ser organizando cumprindo com as normas e legislações do Estado do Paraná e Ministério da Saúde. Após a Constituição Federal de 1988 os municípios passaram a seguir o que rege na CF/88 quando foi criado o Sistema Único de Saúde - SUS. Em seguida foram aprimorando e criando novas legislações onde foram instituídas as Lei 8080 de 19/09/1990 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e da outras providências e em seguida a Lei 8.142 de 28/12/1990 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Durante a década de 90 é que ocorreu a municipalização do SUS.
O Ministério da Saúde em 1994 propôs a implantação do Programa Saúde da Família - PSF uma estratégia de conversão do modelo assistencial visando reordenar toda Atenção Básica de Saúde e também organizar os outros níveis de atenção. Neste sentido o município de Matelândia optou-se em implantar o PSF onde gradativamente de 1998 à 2000 foi acontecendo, abrangendo 100%.
O PSF foi implantado em nosso município em 1998, de forma gradativa e experimental. Iniciou com a criação de uma UBS na Vila Pasa, abrangendo as seguintes comunidades: Jardim Itália, Jardim Municipal e são Cristóvão, estendendo-se as comunidades rurais da Linha Tibola, Linha Cozer, Pedreira Itatiba e Pedreira Dal Pozzo. Em 01/06/1998 implantou-se a 2ªequipe de PSF na UBS localizada em Agro-Cafeeira, às margens da Br 277, abrangendo a área rural compreendida em Vila Esmeralda, Rio Xaxim, São Roque, Vila Rural Santa Maria, Linha Vacaria e Silva Jardim, (Hoje população difícil de ser mensurada, pois se formou na região um acampamento de assentados do MST com cerca de 400 famílias, população flutuante, sem condições de saneamento básico, oriundos de diversos locais, que vivem em esquema de rodízio populacional entre outros grupos de assentamentos).
Em março de 2000, foram criadas mais duas equipes de PSF, alcançando-se 100% de abrangência da população nesta nova sistemática de saúde:
Equipe 01 Vila Pasa - abrange as seguintes comunidades: Bananal, Santa Lucia, Rio Uru, Rio Guarani, Linha Tibola, Linha Cozer, Bento Munhoz, Rio Dalazen, Picada Benjamin, São Cristóvão e Marquesita;
Equipe 02 - Agro Cafeeira - Agro Cafeeira, Vila Esmeralda, Linha Duarte, Silva Jardim, Linha Rustik, Vila Brasil, Linha Vacaria, São Roque, Vila Esmeralda, Rio Xaxim Vila Rural;
Equipe 03 - Unidade Central - Centro, Oro Verde, Rio Sabiá, Barreirão, Linha Giasson e Linha Panisson;
Equipe 04 - UBS "Enfª Lurdinha" Vila Nova - Vila Nova, Linha Oro, Linha Alegre, Cruzeirinho, Parte Barreirão e BR 277.
O PSF é voltado para a família e para o território, integrando um conjunto de ações básicas de prevenção, promoção e recuperação da saúde, desenvolvendo no decorrer desse tempo um trabalho sério junto a população, incentivando o pré-natal, o parto assistido, o aleitamento materno, a completa cobertura vacinal, as consultas de puericultura, em parceria com a comunidade, clubes de serviços, clube de mães, Pastoral da Criança, Escolas e Igrejas.
As 04 equipes da Estratégia Saúde da Família - ESF possui Saúde Bucal, (duas equipes modalidade I e duas equipes modalidades II).
ENDEREÇO:
AV CRISTOVAO COLOMBO, 1425 - POSTO DE SAÚDE
CENTRO - MATELANDIA - PR - 85887-000
E-MAIL: saude@matelandia.pr.gov.br
TELEFONE: (45) 3262-8390
Anexos