AGRICULTURA DE MATELÂNDIA GANHA NOVOS RUMOS AO ELEGER A DIRETORIA DO CODER E DO CSA
A primeira reunião ordinária de 2018 tanto do CODER – Conselho de Desenvolvimento Rural, quanto do CSA – Conselho de Sanidade Agropecuária, teve como pauta a eleição e posse de suas novas diretorias.
O CODER já é atuante no município de Matelândia há mais de 20 anos, e vêm desempenhando a importante função de nortear as ações realizadas para o desenvolvimento de todo o meio rural. Com a participação de representantes de todas as comunidades, de entidades públicas, privadas, sindicatos, organizações voltadas ao desenvolvimento, ao agronegócio, o Conselho tem se fortalecido de maneira significativa nos últimos anos.
A proposta para esta nova gestão que tem a duração de quatro anos é integrar de maneira mais efetiva as ações, aproximar o conselho dos agricultores de modo a ter mais eficiência e eficácia na solução de problemas, na implantação de inovações e conseqüentemente na melhoria tanto da produtividade individual quanto coletiva do meio rural.
Após a gestão de quatro anos do Presidente Edemilson Centenaro, conforme a vontade unânime dos membros do Conselho foi eleito como Presidente o Veterinário Jakson Lamin, que se diz acima de tudo orgulhoso por terem lhe conferido esta importante tarefa.
Como de costume a Emater, grande parceira em todas as ações, reassume o secretariado do Conselho através do extensionista Raul Zoche.
Já o Conselho de Sanidade Agropecuária, manteve em sua presidência para mais dois anos o representante das Cooperativas Rodrigo Pieniz. O CSA ganhou maior notoriedade no ano de 2017, quando a sanidade passou a ter papel muito mais significativo para o desenvolvimento do agronegócio nos municípios. Ações voltadas ao controle e erradicação de zoonoses como a tuberculose e a brucelose tornaram a ação do conselho muito mais efetiva junto aos produtores, sendo que segundo o Presidente Pieniz, esta e outras ações ganharão mais força e espaço nesta nova gestão, que com o apoio dos mais diversos órgãos e instituições como inclusive o Programa Oeste em Desenvolvimento, a massificação da informação, do controle e da ação trarão maiores e melhores resultados.
Para a Médica Veterinária responsável pelo serviço de inspeção municipal de Matelândia Giovana Brückmann, a ação destes dois conselhos visa o desenvolvimento do meio rural e do município como um todo, tendo em vista que trata-se não somente de produtividade, mas também de qualidade de vida e de saúde pública.
A Secretaria de Agricultura e Pecuária tem papel fundamental dentro de todo este contexto, seja na execução dos serviços, na implantação de programas e no suporte aos agricultores. Desta forma, o Secretário Gelson Lodi frisa a importância da efetividade dos dois conselhos em questão, sendo que os mesmos norteiam as ações e apontam as demandas apresentadas pelos membros que representam toda a comunidade agrícola de Matelândia. Isso possibilita que haja maior precisão nos serviços prestados e nas atividades desenvolvidas. “Em 2018, estaremos mais uma vez caminhando juntos, traçando as metas e prioridades, desenvolvendo novas ações e propondo novas soluções aos agricultores, pois nosso intuito é contribuir de maneira efetiva para com o crescimento da agricultura que é a economia base de todo o desenvolvimento de Matelândia”.
O Prefeito Rineu Menocin expressou o grande reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos dois Conselhos, agradecendo a disponibilidade e doação de cada membro e enaltecendo os resultados já alcançados. “Damos as boas vindas aos novos membro, a nova diretoria e temos certeza de que os resultados serão ainda mais satisfatórios para o nosso meio rural, e por isso estamos sempre a disposição, caminhando lado a lado para que possamos alcançar o objetivo comum a todos, que é maior produtividade, maior qualidade de vida e o crescimento de nossa amada Matelândia”.
Susi Ana Nardi
Dep. de Comunicação Social
Não existe áudio para esta notícia.