A Itaipu Binacional, juntamente com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, se reuniram em Matelândia no dia 27 de maio, na sala verde do Parque Farroupilha com integrantes da administração pública municipal de Matelândia, Prefeito Rineu Menoncin, Presidente do Legislativo Rafael Felisberto, Gilmar Secco, vereadores, secretários municipais para participarem da Oficina Técnica da Plataforma Cidades Sustentável dirigido aos servidores públicos municipal como, secretários, diretores e técnicos, o que se busca é ter os indicadores de boas práticas como base para a gestão. Esteve presente como palestrante Caroline Freire Lima, Diretora de projetos governamentais do departamento de desenvolvimento sustentável da Prefeitura de Jaguariúna SP.
Segundo Carolina Lima ressalta o engajamento de todas as equipes das administrações públicas como segredo para o sucesso. “O que se busca é ajustar a parte técnica para melhorar a gestão pública como meio para melhorar a vida da população”, observa. Conforme a gestora do Programa Cidades Sustentáveis pela Itaipu Binacional, Luciany Franco, a ideia é auxiliar os municípios a gastar menos aplicando em ações pontuais com foco na sustentabilidade.
Junto às oficinas também foram entregues os certificados de Boas Práticas inscritas pelos municípios no segundo Concurso de Boas Práticas – Iniciativas para construção da Agenda 2030, em 2018.
Matelândia ficou entre as 10 melhores boas praticas das 150 escritas em toda a região.
Para o Coordenador da Cidade Sustentáveis em Matelândia Gabriel de Carvalho “A visita da Caroline serviu para dar um parecer técnico no que avançamos e ainda o que poderemos fazer em equipe”.
Para o Prefeito Rineu Menoncin “Fico feliz em participar e contemplar que estamos avançando, inovando e cumprindo todas as metas da agenda 20/30, sinto que estamos cada vez mais sintonizado entre as secretarias”.
Um dos objetivos das oficinas é a otimização dos orçamentos municipais com vistas a práticas sustentáveis com a possibilidade de serem replicadas em outros municípios futuramente, segundo o coordenador do trabalho pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Matheus Gueri.
As Boas Práticas estão em sintonia com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Boa saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia acessível e limpa; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; Parcerias e meios de implementação.
Não existe áudio para esta notícia.