Cesar Berger da Assessoria de Imprensa/Turismo e Jhonatan Rasche Presidente do Conselho de Turismo participaram do evento em Santa Helena
A Adetur, Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu convocou os empresários associados, diretoria e representantes de órgãos oficiais de turismo das 19 prefeituras municipais pertencentes à região turística para a Assembleia Geral Ordinária. A reunião foi realizada na tarde de quarta-feira (22), em Santa Helena, e aconteceu nas dependências do Auditório do Conselho dos Municípios Lindeiros, às 14 horas em primeira chamada e às 14 horas e 30 minutos em segunda chamada.
Os assuntos deliberados que estavam na pauta da Assembleia foram a apresentação do relatório das atividades; apresentação e aprovação do relatório financeiro período julho à dezembro de 2018; apresentação e aprovação das novas categorias e valores das contribuições associativas das prefeituras; informativo do novo endereço da Adetur; Mapa de Regionalização; Ajuste do Estatuto da Adetur para participar do Nota Paraná; Jogos de Aventura e da Natureza do Paraná; Ação de marketing no Shopping Catuaí e Assuntos Gerais.
A assessora técnica da Adetur, Sara Fernanda Moraes, apresentou o relatório das atividades referentes ao período de julho à dezembro de 2018. A responsável pelo departamento administrativo financeiro da Adetur, Angélica Eloisa Capeletti, detalhou a prestação de contas da entidade.
O Diretor de Desenvolvimento do Turismo de Foz do Iguaçu, Lourenço Kurten, destaca que a assembleia é importante para os associados saberem onde os recursos estão sendo aplicados. “Como podemos perceber, o recurso está sendo muito bem utilizado pela Adetur, também é uma oportunidade de conhecermos algumas novidades que estão se apresentando, uma delas é essa questão do reajuste do valor da anuidade, que realmente é um tema bastante interessante, as vezes até um pouco conturbado, mas que tem que ser levado em consideração, uma vez que justamente é essa contribuição que mantém todos esses trabalhos apresentados pela Adetur. Nós, de Foz do Iguaçu, já defendemos alguns anos que realmente há a necessidade de uma atualização das anuidades, o valor pago, na nossa ótica, ainda é um valor baixo, precisa reajustar e vamos levar daqui essa obrigação de fazer um trabalho, de ver como legalmente isso pode ser instituído, quais percentuais e fortalecer cada vez mais a Adetur, pois fortalecendo a Adetur conseguimos fortalecer a região, que é uma das principais atribuições lá de Foz do Iguaçu como destino indutor”, avalia.
O associado à Adetur do setor privado, Jhonatan Rasche, da empresa Projetec, de Matelândia, explica que participar da entidade possibilita novos conhecimentos e oportunidades de negócios. Ele também é presidente do Conselho Municipal de Turismo. “É muito importante estarmos fazendo parte da Adetur, que é bem conceituada na região, que auxilia no desenvolvimento do turismo. Nos associamos final do ano passado e não tínhamos ideia da dimensão do trabalho que a Adetur vinha desenvolvendo. A partir dessa assembleia tivemos dados concretos e de tudo o que é trabalhado pela Adetur. Constituímos recentemente o COMTUR em Matelândia, cumprindo os critérios obrigatórios do Ministério do Turismo, para justamente estarmos no Mapa da Regionalização”, afirma.
A Diretora Técnica da Adetur, Fernanda Helena Fedrigo, ressalta que além da prestação de contas, houve a entrega do calendário regional de eventos e de pesca esportiva. Segundo ela, a grande notícia da assembleia foram os Jogos de Aventura e da Natureza que os municípios da região vão sediar em setembro. “O Tiago, que é da Secretaria de Esportes do Paraná, trouxe uma excelente notícia, tendo em vista que esses jogos acontecerão este ano em três regiões do Estado e a nossa região é uma das contempladas, de Foz do Iguaçu à Guaíra, onde praticamente todos os municípios associados à Adetur farão parte, serão dezenas de modalidades de esportes, a estimativa é atrair pelo menos 20 mil pessoas, então é uma oportunidade dos municípios se mobilizarem, arrecadarem recursos, a iniciativa privada também de ganhar dinheiro, atrair mais turistas. Esses eventos, assim como o Cicloturismo, o Ranking de Pesca movimentam a região, trazem recursos e é isso que precisamos”, salienta.
De acordo com o Presidente da Adetur, Jadir Darlan Puntel, o relatório financeiro foi apresentado e aprovado pelos presentes. “Tivemos a presença dos secretários de turismo, empresários associados, conselheiros e a princípio todos saíram satisfeitos, não houveram questionamentos, tiveram explicações do que foi feito, apresentamos todas as ações que a Adetur prestou serviço nesse tempo, onde foram investidos os recursos e as contas foram aprovadas, de uma maneira bem positiva. É importante fazer um reajuste no pagamento anual das prefeituras e esse valor que a Adetur recebe já está defasado algum tempo, precisamos atualizar isso, até para ter mais poder, para fazer novos investimentos, traçar novos objetivos, novos planos para os próximos anos”, finaliza.
Não existe áudio para esta notícia.