Matelândia tem projeto reconhecido com o Selo Sesi ODS
Município de Matelândia tem projeto reconhecido com o Selo Sesi ODS
O Projeto “Agroindústria Familiar, Parcerias Sustentáveis no Campo e na Cidade” foi contemplado, dia 05 de setembro, com o Selo Sesi ODS 2019. O título é concedido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) às empresas, indústrias, poder público, organizações da sociedade civil e instituições de ensino que promovem as melhores ações para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, os ODS são uma coleção de dezessete metas a serem cumpridas até 2030. O objetivo é fortalecer a paz universal com mais liberdade, a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, que é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Dos dezessete objetivos propostos, o Projeto inscrito pelo município, contempla onze.
Além de receber o selo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Matelândia ficou entre os cinco finalistas da categoria Poder Público, do Prêmio Sesi ODS, sendo que foram mais de 400 projetos inscritos.
O Projeto foi apresentado durante o Congresso nos dias 04 e 05 de setembro pelo Secretário de Agricultura, Pecuária e Turismo Gelson Lodi, com o intuito de difundir a boa prática pelo estado, bem como trocar experiências a fim de encontrar novas alternativas para os mais variados projetos que aqui possam ser implementados. “Através das ações desenvolvidas junto a este projeto, buscamos além de minimizar o êxodo rural, também, criar condições favoráveis para que o homem do campo possa ter dignidade, trabalho e renda. Contribuir com a melhoria na qualidade de vida destes produtores é uma das premissas da nossa Secretaria, e contar com estar parcerias garante o sucesso e a efetividade das ações”, afirma Gelson.
Esta ação conta com vários parceiros em sua execução, aos quais cabe o agradecimento e o reconhecimento, inclusive, através deste Selo: Secretarias Municipais de Agricultura Pecuária e Turismo, Saúde através da Vigilância Sanitária, Educação e Cultura, Indústria Comércio e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Departamento de Comunicação Social, Emater, Biolabore, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Senar, Cooprafa, Portal Colonial, Aspramat, Ministério Público e os Produtores Rurais.
O Prefeito Municipal de Matelândia Rineu Menoncin, a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social Maria Lucia e o Diretor de Projetos e Convênios Emerson Zuge prestigiaram a solenidade. Para Rineu “receber este reconhecimento nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, desenvolvendo ações que fazem a diferença na vida de nossos munícipes e que vemos agora servindo de modelo para outros municípios que também buscam valorizar o seu agricultor, dar condições para uma vida melhor no campo. Agradecemos todos os envolvidos e nos sentimos honrados em receber este Selo”.
“Este Selo se torna símbolo de todo um trabalho feito por tantas mãos, por muita garra e força de vontade, desde os primeiros que sonharam com estas ações, e dentre tantos outros que contribuíram de alguma forma.” completou a Diretora de Comunicação de Matelândia Susi Ana Nardi que formatou o projeto e o inscreveu no Prêmio.
Não existe áudio para esta notícia.