Concurso de receitas saudáveis da alimentação escolar
Quarta etapa do concurso de receitas saudáveis da alimentação escolar é realizada no dia 30, dia da merendeira escolar
A quarta etapa do concurso de receitas saudáveis da alimentação escolar aconteceu na última quarta-feira (30) no Lions Clube. Esta é uma iniciativa da prefeitura em parceria com o Convênio em Educação Ambiental e Cultural, Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
Realizado no dia da merendeira escolar a equipe da casa da cultura homenageou as profissionais. Para dar início ao evento houve o pronunciamento da Secretária Municipal de Educação e Cultura Neiva Romani Bosio, representando os vereadores Carlos Caon e do Prefeito Rineu Menoncin.
Essa etapa contou com 12 participantes das escolas municipais e CMEIs de Matelândia. As receitas deveriam ser elaboradas e preparadas pelas merendeiras e depois submetidas a duas avaliações. Primeiro da nutricionista Anna Crystina Rodrigues Matte, e posteriormente dos jurados, que ocorreu no último dia 30. Os principais quesitos avaliados foram o visual, a aplicabilidade, o uso de ingredientes da agricultura familiar e o sabor.No juri estavam o técnico em agroecologia Dari Vargas, a nutricionista Fabiana da Silva Pinto, a merendeira Jaci dos Santos, a gestora ambiental Juciela Brum S. M. e a tecnóloga em alimentos Karla Juliany Feuser.
A receita ganhadora dessa etapa foi o “Escondidinho de peixe com cabotiá e batata doce” criado pela merendeira da Escola Municipal Marino Rossi, Jussara Scarparo. O prêmio foi de R$ 800,00 reais a escola, que deve investir em equipamentos para a cozinha e R$ 500,00 a merendeira.Iniciativas como esta incentivam cozinheiras e nutricionistas a criarem cardápios com produtos de procedência da agricultura familiar, com estímulo à aprendizagem pelos estudantes por meio de uma boa alimentação e contribuir com a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Não existe áudio para esta notícia.