A Secretaria Municipal de Saúde através do NASF com o apoio das demais equipes , realizou uma ação alusiva ao dia da abertura oficial da Campanha Março Lilás e também das Rodas de Conversa em Saúde.
Conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino, mais conhecido como esse, é o objetivo da campanha Março Lilás, mês alusivo ao combate a esse tipo de doença.
Ao longo deste mês, as Unidades de Saúde estarão com as portas abertas para o exame preventivo a esse tipo de câncer mediante agendamento. Então, se a paciente não tiver feito o exame no último ano, pode procurar sua unidade básica de saúde.
O exame de Papanicolau, ou colpocitologia oncológica, faz a coleta das células da região do colo uterino para identificar infecções vaginais ou sexualmente transmissíveis e, principalmente, alguma lesão precursora de câncer de colo uterino, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Em todo o Brasil, são esperados, anualmente, uma incidência de 16.370 casos novos da doença. Em função das estatísticas, justifica-se a necessidade de fazer o exame, além de tomar a vacina responsável por proteger contra os vírus responsáveis por 70% das neoplasias invasoras que causam esse tipo de câncer.
“É muito importante vacinar e fazer o exame. O câncer de colo uterino tem cura e é facilmente prevenível. Ele é causado, essencialmente, pelo vírus HPV (Vírus do Papiloma Humano) e pode ser evitado tanto por preservativo quanto pelas vacinas, que estão disponíveis na rede pública de saúde para meninas e meninos”.
Na oportunidade foi dado início também aos encontros das Rodas de Conversa em Saúde.
O Ministério da Saúde propôs em 2007 através da Política Nacional de Humanização que os municípios disponibilizassem em suas atividades, espaços de escuta aos usuários, de acolhimento e estabelecimento de vínculos, tendo iniciado neste mesmo ano em Matelândia, as Rodas de Conversa em Saúde sob a coordenação da psicóloga Monica Mombeli.
A realidade na época encontrada pelas Agentes Comunitárias de Saúde nas visitas domiciliares era de um grande número de mulheres, donas de casa, que passavam a maior parte do tempo apenas envolvidas com afazeres domésticos e cuidados com a família. Muitas destas adoeciam com frequência, tanto física como mentalmente, além de terem poucos relacionamentos sociais e não realizarem outras atividades que lhes proporcionassem melhor qualidade de vida.
Entre as doenças mais frequentes, aquelas de ordem mental eram as mais presentes, onde desordens de humor e ansiedade se sobressaltava, além de grande número de pacientes que faziam uso de muitos medicamentos sem um expressivo resultado e com interações sociais limitadas.
Assim nasciam as rodas de conversa em Matelândia, inicialmente eram realizadas nas residências de algumas pacientes e conforme foram crescendo em número de participantes foram demandando de espaços maiores junto a clubes de serviços, centros comunitários e demais espaços públicos.
Atualmente as Rodas de Conversa estão em todas as Unidades de Saúde com encontros semanais e também junto as Comunidades Rurais de Vila Esmeralda e Vila Marquesita, tendo se efetivado como espaço coletivo de acolhimento, escuta e reciprocidade, troca de conhecimentos e experiência de vida além de fortalecer vínculos e promover saúde e qualidade de vida as nossas mulheres.
Presentes na solenidade de abertura o Vice Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Jebson Bosio, o Vereador Gabriel Cadini, representando o Prefeito Municipal Rineu Menoncin o Chefe de Gabinete Beny Renon, a Secretária de Saúde de Matelândia Claudiana François, Secretário de Indústria Comércio e Desenvolvimento Econômico Aldori Reginato, Coordenadora da Campanha Março Lilás e Roda de Conversa Enfermeira Marlene Goulart, Coordenador do NASF – Núcleo de Apoio as Equipe Saúde da Família e parceiro na Coordenação da Campanha Março Lilás e Abertura das Rodas de Conversa Flavia Mattana.
Na programação, uma palestra com a Dra Dana Liza Martinicorena de Souza, como o tema “São os nossos atos que falam”, e um flash mob da música tema da abertura das atividades da Roda de Conversa deste ano, de composição de Milton Nascimento, e gravação do Grupo Roupa Nova, pra todas nós.... “Maria, Maria”
Não existe áudio para esta notícia.