Comissão avalia reabertura do comércio em Matelândia.
O Comitê de Operações de Emergência do Covid-19 (novo Coronavírus) juntamente com representantes de vários segmentos como Associação Comercial e Empresarial, Polícia Militar, Conselho de Segurança, Jurídico, Religioso e demais autoridades, realizou importante reunião no último dia 30 de março para discussão e estudo da possibilidade de flexibilizar o retorno das atividades do comércio a partir da próxima segunda-feira (06 de abril). O Decreto Municipal Nº 2549/2020, que suspendeu as atividades de vários estabelecimentos para reforçar o enfrentamento contra a doença, tem validade até sábado (04 de abril).
Após explanação sobre a pandemia feita pela médica Dra Dana Liza Martinicorena, deixando muito claro todos os perigos e todas as medidas necessárias para prevenção da propagação do vírus, e da situação tanto da nossa regional de saúde quanto do nosso município tratando-se de leitos, equipamentos e equipe de profissionais, feita pela Secretária de Saúde Claudiana François, foram discutidos ambos os problemas, tanto o sanitário quanto o econômico, tendo em vista que os efeitos da paralisação já estão sendo drasticamente sentidos principalmente pelos pequenos empreendedores, prestadores de serviços e autônomos.
O Prefeito Rineu Menoncin frisou a grande preocupação com todos os cidadãos, e ainda mais com aqueles que possam a vir passar fome neste período. Também se colocou a disposição para novos meios de enfrentamento às duas crises vivenciadas. "Estamos buscando seguir as orientações e recomendações do Ministério Público, e dos governos Estadual e Federal, sendo que as mudanças diárias nas últimas duas esferas citadas, devido a complexidade da situação inclusive, tem nos deixado em estado de alerta. Estamos estudando meios legais para amparar nossa população, mas não podemos esquecer que mesmo em meio a crise, nossa responsabilidade e transparência deve continuar em todos os atos. Mas o que queremos é que Matelândia saiba que por mais que esteja difícil, estamos pensando em todos os aspectos, porém com muita cautela."
De comum senso entre saúde, comércio e todos os demais presentes, não se pode negar a grande necessidade de fazer com que a economia do município não venha a sucumbir de maneira catastrófica nas próximas semanas, tendo em vista que o próprio serviço de saúde pública, depende também de recursos municipais para seu funcionamento.
Por outro lado, também frisado inclusive pelo Pároco Padre Ricardo e também pelo Pastor Gilmar, precisamos cuidar das pessoas e o seu maior bem, que é a sua vida. Preocupação exaltada por todos os presentes, que definiram uma estratégia para possível retomada após o término da quarentena estipulada pelo Decreto Municipal.
O plano de contingência e todas as regras a serem seguidas pelas empresas, sejam elas de qualquer porte, estão sendo elaborados em caráter de urgência pelo COE e equipe técnica, a fim de capacitar nos próximos dias tanto de forma presencial quanto online, todos os estabelecimentos de Matelândia.
Não é uma tarefa simples ou fácil, mas os profissionais envolvidos estão trabalhando de forma conjunta e incansável para que não se trate apenas de um manual e sim de ação e resultado. De acordo com representantes da Acima - Associação Comercial e Empresarial, a proposta é totalmente válida e possível, e um esforço conjunto será feito por todos os associados e estendido aos demais.
Porém, aproveitando a fala do presidente do Conselho de Segurança de Matelândia Dr Antônio Carlos Brandão, todos precisam estar engajados, todos precisam se sentir responsáveis para que isso funcione, cruzar os braços não é uma escolha de quem realmente se importa.
O isolamento social tem demonstrado resultados em todo o mundo, e não se trata de uma ação local ou uma decisão isolada. O fato de ainda não possuirmos nenhum caso em nosso município é motivo para redobrar a atenção e não relaxar no cuidado e prevenção. Se for viabilizada a reabertura do comércio, será feito de forma gradativa, com obrigatoriedade ao atendimento de todas as normas e ações previstas em novo decreto. Neste meio tempo, aguardamos também orientações e auxílio de órgãos públicos superiores.
Nossa equipe de saúde está atendendo com um fluxo adaptado para a situação de emergência, separando os atendimentos e grupos em unidades específicas, para que todos sejam atendidos correndo o menor risco possível.
A equipe montada para fiscalização está trabalhando dioturnamente, orientando e buscando resolver resolver os problemas que surgem a todo momento, sempre primando pela segurança da população.
Os boletins informativos são publicados diariamente, a fim de deixar a todos cientes da situação no município, sempre baseado em notificações, exames e laudos, mantendo a transparência almejada.
"O momento é bastante delicado, devemos pensar em todos, mas também redobrar os cuidados para que nenhuma vida seja perdida", orienta o prefeito municipal.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Matelândia
Não existe áudio para esta notícia.