Representante do Conseg e Policia Militar visitam a Prefeitura
O representante do Conselho de Segurança de Matelândia, Dr. Antonio Carlos Brandão esteve na prefeitura municipal na data de 20 de janeiro, juntamente com o Comandante da Policia Militar Volmir da Silva para explanar a respeito da importância do Conselho para o Município.
Dr. Brandão explicou como funciona o Conselho de Segurança CONSEG, bem como da prestação de serviços que vem realizando no município. Desde que foi implantado, o Projeto Vigia vem fazendo um papel muito importante. Ele fora criado baseado no conceito de Segurança Colaborativa, por meio de compartilhamento de câmeras (públicas e privadas), o Vigia monitora em tempo real as cidades, auxiliando na melhoria da segurança pública.
Nessa ocasião, fora citado que com a instalação das câmeras, obtive-se uma diminuição de 45% em relação aos roubos e assaltos no município.
O Conselho Conseg possui um sistema de 25 câmeras, instaladas em todo município, sendo que varias delas possuem a identificação de placas de carros, que tem auxiliado muito na segurança da cidade.
Esse sistema só foi possível através de convênios e parcerias. Na época a 3º vara de Foz do Iguaçu disponibilizou duzentos mil reais de investimento no projeto, projeto esse que tem potencial para a utilização de 60 câmeras. Segundo Dr. Brandao, “Esse sistema é hoje um dos mais utilizados, tendo obtido melhor resultado com relação a reduzir a criminalidade”.
O Conseg, conta com o apoio do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Polícia Militar e Civil, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial e Prefeitura Municipal de Matelândia.
O foco do Conselho é integrar a comunidade com as autoridades policiais, promovendo ações conjuntas que ajudem no enfrentamento dos problemas de segurança, na melhoria da qualidade de vida da população.
" A prefeitura estará colaborando para a continuidade do projeto, que já disponibiliza um valor significativo, que tem interesse em ajudar mais na manutenção do equipamento como um todo e que serão instaladas mais seis câmeras para monitorar as entradas e saídas da cidade que é de suma importância" , afirma a Vice Prefeita Rozani.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Matelândia
Não existe áudio para esta notícia.