Benefícios da Hidroginástica para paciente Hipertensos
A hidroginástica tem sido recomendada como uma atividade adequada para os indivíduos, pois por meio da imersão em água é possível usufruir todos os seus princípios físicos, que associados ao aproveitamento da resistência da água como sobrecarga gerando diversos benefícios como o baixo impacto articular, o aumento do retorno venoso e comportamento de frequência cardíaca e Pressão Arterial (PA) mais baixo (DUARTE; RODRIGUES; LEHNEN, 2014).
A prática da hidroginástica pode causar inúmeros benefícios às pessoas hipertensas, sendo que tal atividade regula e reduz a pressão arterial. Neste sentido, a hidroginástica induz menor estresse cardiovascular apresentando característica intervalada, fato que poderia minimizar a sobrecarga cardiovascular nesta modalidade além de proporcionar benefícios, como a diminuição do peso corporal (DUTRA et al., 2009).
A prática de exercícios que ajudando no controle e prevenção da hipertensão, sendo tais atividades bem estruturadas, ajuda na preservação da saúde das pessoas, aperfeiçoando a aptidão física e auxiliando no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, reduzindo as doenças cardiovasculares como a pressão arterial e os índices de mortalidade que ela pode acarretar (CENATTI et. al., 2013).
Como qualquer atividade física regular para idosos, o objetivo da hidroginástica é minimizar e prevenir possíveis dores, desconfortos, lesões, proporcionando benefícios fisiológicos como também melhorar o sistema psicológico, contribuindo para o aumento da autoestima, valorização pessoal e integração entre as pessoas.
De acordo com Spirduso (2005), o que provoca a sensação de bem-estar e ausência de dores por meio da prática de exercícios, como a hidroginástica, é o aumento da produção de “betaendorfinas e aminas biogênicas” que atuam no sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e produzindo sensação de bem-estar, associadas às melhoras na autoimagem e autoestima.
Entretanto, nos dias atuais, apesar da tentativa de inclusão da hidroginástica como atividade física para diferentes grupos, sabendo dos seus benefícios para pessoas que possuem hipertensão ou outro tipo de doença crônica não transmissível, falta informação e esclarecimento por parte da comunidade, levando o publico masculino a deixar de praticar por ser considerada uma atividade feminina, deixando eles de melhorar seu condicionamento físico e diminui os índices de hipertensão (FARENCENA et al., 2015;DUARTE; RODRIGUES; LEHNEN, 2014)
Por ser considerado um problema de saúde pública e uma das principais causadoras de doenças cardiovasculares na população, torna-se de extrema importância a prevenção e tratamento dessa patologia.
Neste sentido, os exercícios físicos aquáticos têm papel importante para o tratamento e prevenção, provocando alterações fisiológicas e metabólicas, melhorando assim a qualidade de vida dos seus praticantes (ALMEIDA et al., 2017).
Fonte: Vigilância em Saúde
Não existe áudio para esta notícia.