NOTA OFICIAL
O Município de Matelândia vem por meio deste esclarecer, que foi vítima de um crime cibernético (furto), por meio de fraude eletrônica, o qual resultou na subtração de valores de várias contas pertencentes ao Município, causando um prejuízo no valor total de R$ 419.625,65 (quatrocentos e dezenove mil, seiscentos e vinte e cinco reais e sessenta e cinco centavos).
O fato ocorreu entre os dias 16 e 17 de dezembro de 2021, onde os criminosos/hackers invadiram o sistema bancário, através de IP’s localizado em Praça Pública no estado de São Paulo e efetuaram transferências, para contas correntes diferentes, localizadas nos estados de São Paulo e Distrito Federal.
Os fatos foram apurados pela Corregedoria e Procuradoria Geral, por meio de processo administrativo interno, cujo conteúdo foi encaminhado ao Ministério Público e as Polícias Civil e Federal.
Buscando o ressarcimento, o Município de Matelândia pretendeu administrativamente a restituição dos valores com a instituição bancária responsável pela administração das contas correntes relatadas, contudo, houve a negativa, e diante disso, foi ingressado com medida judicial de Ação de Ressarcimento contra a instituição responsável pelas contas, a qual já foi recebida e ainda tramita na Justiça Federal.
A administração esclarece por fim, que todas as medidas buscando o ressarcimento estão sendo tomadas, uma vez que foi vítima da fraude, e que essas são as informações possíveis de divulgação, com a finalidade de não prejudicar as investigações policiais.
Não existe áudio para esta notícia.