PROJETO CONHECENDO OS RIOS DO PARQUE
Aconteceu na manhã desta quarta feira (18) nas dependências do Parque Farroupilha, junto a Secretaria de Meio Ambiente uma reunião de apresentação do Projeto “Conhecendo os Rios do Parque” esse projeto que esta na sua 3ª edição visa à implementação educacional com forte cunho social ambiental. Os trabalhos foram oficialmente abertos com um momento musical onde a apresentação do Coral da ADENAM (ASSOCIAÇÃO DEFENSORA DA NATUREZA DE MATELÂNDIA) emociona por onde passa, logo em seguida o Secretário Otoniel Barboza Garcez Junior fez uso da palavra com suas considerações passando logo após os trabalhos para a Coordenadora Luana do programa Águaiguaçu que falou do projeto e da importância do mesmo. A Secretária de Educação Neiva Romani Bosio também fortaleceu o ponto de que quando o município assume um projeto ele precisa ser trabalhado por todos principalmente quando se trata de meio ambiente, o Presidente da Câmara Edson Alves que na oportunidade representando os demais colegas presentes enfatizou da importância e da liberdade que as Secretarias do município tem na implementação de projetos, e da seriedade que tanto o Executivo como o Legislativo dão em relação a projetos como este.
Conhecendo os Rios do Parque é um projeto que leva os alunos das escolas diretamente em contato com as realidades dos rios do município.
O projeto possui uma característica interessante, nas primeiras edições tinha grande porcentagem da atuação do próprio Parque Nacional, como se encontra na sua 3ª edição as responsabilidades passam a ser pelo menos grande parte do município, isso traz uma maior consistência do projeto deixando o mesmo ter vida própria dentro da área de atuação. Este projeto acaba por criar vínculos fortes de interação e de mobilização, tudo isso envolvendo a sociedade com ideias sociais ambientais.
O projeto na pratica consiste primeiramente em analises hídricas, que busca saber a qualidade da água dos rios que adentram o parque do Iguaçu, como também trabalhos de limpezas de margens bem como reestruturação das mesmas com matas ciliares, e por fim recuperação de nascentes vicinais.
Não existe áudio para esta notícia.