Ações da VISAT - Matelândia
A Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) tem como objetivo proporcionar ambientes de trabalho adequados, a promoção da saúde, a redução da morbi mortalidade da população trabalhadora do município, bem como a redução do número de acidentes de trabalho e agravos à saúde decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos dos ambientes de trabalho.
Para alcançar tais objetivos serão tomadas ações corretivas e preventivas.
Dentro das ações corretivas estão as investigações dos acidentes graves e casos de óbito ou amputações decorrentes do trabalho. Essas investigações têm como finalidade evitar que novos acidentes da mesma natureza aconteçam.
Ainda nas ações corretivas temos a capacitação dos profissionais da saúde para que realizem, de forma correta, as notificações de acidente de trabalho quando se fizer necessário.
Como ações preventivas serão realizadas inspeções nas empresas do município. O critério de inspeção adotado segue a seguinte ordem: Grau de Risco da empresa e número de funcionários. Porém, em caso de acidente grave, a empresa para qual o acidentado trabalha será inspecionada independente dos critérios acima citados.
Nestas inspeções será observada qualquer possibilidade da ocorrência de acidentes ou agravos à saúde. Para tanto serão observados os Riscos Químicos, Físicos, Biológicos, Mecânicos e Ergonômicos que possam existir no estabelecimento. Em caso de risco identificado, a Vigilância em Saúde do Trabalhador emitirá um Termo de Intimação solicitando as mudanças necessárias, para que estas mudanças sejam efetuadas se estabelece em prazo que varia de acordo com a gravidade do risco, ao final deste, a equipe retorna a empresa e verifica o cumprimento das exigências e se estas inibem o risco anteriormente encontrado. Caso sim, o objetivo foi cumprido, caso não, será estudada nova alteração que traga o resultado requerido.
Para atender aos trabalhadores do sérvio público contamos também com um programa de osteopatia, que é um meio de reencontrar a postura adequada e movimentos sem dor. Este procedimento traz melhoras significativas em dores e disfunções na coluna, tendinites, alterações posturais, entre vários outros benefícios à saúde do trabalhador.
Na Tabela abaixo podemos observar o número de acidentes ocorridos no ano, até o dia 27/04/2015:
MÊS Nº AC. SIMP. RES. AC. SIMP. Ñ RES. Nº AC. GRAV. TRAJETO
JANEIRO 4 1 0 1
FEVEREIRO 8 2 1 0
MARÇO 4 5 4 1
ABRIL 7 2 1 0
TOTAL 23 10 6 2
Não existe áudio para esta notícia.