CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 2015
Campanha: 17ª. Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, de 04 a 22 de maio, sendo o dia D dia 09 de abril, vacinação contra gripe.
A principal intervenção preventiva em saúde pública para o agravo das infecções respiratórias agudas é sem dúvida, a vacinação.
Quem são os contemplados: Além dos idosos com 60 anos e mais idade, os trabalhadores de saúde nos diferentes níveis de complexidade, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de 06 meses a menores de 05 anos, as gestantes (proteção para a mãe e para o lactente), as puérperas até 45 dias após o parto, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e a população privada de liberdade.
O que é: A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
Quais os tipos de vírus: Os vírus influenza subdividem-se em 03 tipos: A, B e C, podendo sofrer mutações. A vacina Influenza é trivalente e tem a seguinte composição: H1N1, H3N2 e influenza B.
Sintomas: são semelhantes ao resfriado como congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia.
A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico.
No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.
Anticorpos: Os títulos de anticorpos pós vacinais declinam no curso de um ano após a vacinação. A vacinação anual é recomendada para a proteção contra a gripe, mesmo que já tenham recebido a vacina na temporada anterior.
Qual é o objetivo da campanha: O principal objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.
Qual é a meta: A meta é vacinar pelo menos 80% de cada grupo, sendo que:
- crianças de 6M a 2 A: 345
- crianças de 02 a < 05 anos: 686
- trabalhadores de saúde: 301 - Trabalhador de saúde, eleito para vacinação é aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde atuando na recepção no atendimento na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, cuja ausência compromete o funcionamento desses.
- gestantes: 173 - A vacinação em MULHERES GRÁVIDAS contra a influenza é segura em qualquer idade gestacional e é uma estratégia eficaz de proteção para a mãe e o lactente.
- puérperas: 28
- indígenas: 0
- idosos: 1844
- comorbidades: 405 conforme as categorias definidas pelo Ministério da Saúde. Mantém a necessidade de prescrição médica, todos os pacientes que não são atendidos pelo SUS, portanto todos aqueles que são atendidos na rede privada ou conveniada.
Obs.: A vacina destinada à população prisional será distribuída após o término da campanha.
A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas ou medicamentos, proporcionando-se as aplicações em locais diferentes.
Os doadores de sangue se tornam inaptos temporariamente, pelo período de 48 horas.
Eventos adversos pós vacinação: as vacinas influenza sazonais tem um perfil de segurança excelente e são bem toleradas. São constituídas por vírus inativados, o que significa que contêm somente vírus mortos e há comprovação que não podem causar a doença. Processos agudos respiratórios como gripe e resfriados, após a administração da vacina significam processos coincidentes e não estão relacionados com a vacina.
UBS HORÁRIO FUNCIONÁRIOS
Centro 09 de maio
08 as12 hs
13 as 17 hs Enf. Flavia, Enf. Luciana, auxiliares Eneli, Elizandra, Rosilene, Carol, ACS Janete, Sana, Karina, Cris, Fran, Andrea, Leticia estag., Ana Paula dentista
Vila Pasa 09 de maio
08 as 12 hs
13 as 17 hs Enf. Iliane, ACS Sandra, Jussara, Renata e Dieime, auxiliares Vera, Rosangela, Mariane, Celita, Elizete
Marquesita 05 de maio
08:30 as 11:30 hs
13 as 16 hs Mariane e Jussara
Vila Esmeralda 08 de maio
08 as 11 hs e das 13:30 as 16 hs Celsi e Enelise
Agro Cafeeira 09 de maio
08 as 12 hs
13 das 17 hs Enf. Marlene, Celsi, Fran, ACS Roniceia, Silvana e Adriana, dentista Diego
Vila Nova 09 de maio
08 as 12 hs
13 as 17 hs Enf. Andreia, Adriana, Fabiane, Sandra, ACS Adriane, Gislaine, Tarcyla, Ivone, Simone, zeladora Leila(tarde), Silvania, dentista Bianca
SMS 09 de maio
08 as 17 hs Enfª. Sandra, Dra. Jacilene, Ines, Claudiana
AS VACINAS SERÃO RELIZADAS SOMENTE NO SÁBADO MEDIANTE A DOCUMENTAÇÃO INCLUINDO O CARTÃO SUS E FECHARÁ AS UBS PARA ALMOÇO DAS 12 AS 13 HS.
Não existe áudio para esta notícia.