Vigilância em Saúde de Matelândia passa por auditoria da 9ª Regional de Saúde e atinge um percentual de 98,50% de cumprimento das ações e metas do VIGIASUS
O Programa Estadual de Qualificação da Vigilância em Saúde do Estado do Paraná VIGIASUS, tem como componente estratégico: a) incentivo financeiro estadual aos municípios para investimento e custeio das ações de vigilância em saúde; b) a educação permanente voltada para os municípios e regionais de saúde com cursos de atualização e pós-graduação em vigilância em saúde e; c) estruturação dos serviços próprios de vigilância em saúde da Secretaria Estadual de Saúde e define como estratégia para implantação e seu desenvolvimento:
1. Descentralização das ações de Vigilância em Saúde;
2. Custeio das ações de Vigilância em Saúde da SESA;
3. Investimento em construção, ampliação e reformas das estruturas próprias da SESA;
4. Implantação de incentivos financeiros para custeio e investimento aos municípios, com base em critérios técnicos;
5. Definição dos elencos das ações de Vigilância em Saúde em níveis de complexidade dos municípios e regionais de saúde;
6. Desenvolvimento de amplo processo de educação permanente para qualificação técnica e de gestão do setor;
7. Estabelecimento de parâmetros de recursos humanos (equipes regionais e municipais) para cada elenco de ações da Vigilância em Saúde;
8. Criação do Grupo Gestor do Programa Estadual de Qualificação da Vigilância em Saúde – VIGIASUS;
9. Definição de indicadores e metas para monitoramento do desempenho das ações de Vigilância em Saúde em nível estadual, regional e municipal;
10. Articulação das ações intra e intersetorialmente e com a sociedade civil.
O incentivo financeiro para o Programa foi aprovado pela Resolução SESA nº 059, de 21 de janeiro de 2013, e o programa foi instituído pela Resolução SESA nº 150, de 27 de fevereiro de 2013. O porte dos municípios e elenco das ações foi pactuado pela Comissão Intergestora Bipartite – CIB, pela Deliberação CIB nº 287, de 23 de agosto de 2013.
O Programa VIGIASUS representa um marco para a Vigilância em Saúde do Paraná, por definir 124 ações pactuadas, para a qualificação e fortalecimento da vigilância em saúde.
A Vigilância em Saúde de Matelândia se enquadra como Porte II, com 82 ações do Elenco I e 9 ações do Elenco II, totalizando 91 ações de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Laboratório e Informações Estratégicas e Respostas a Emergências de Saúde Pública.
Na data de 21 de agosto de 2015, técnicos da 9ª Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde estiveram no município realizando a auditoria, avaliando documentos e relatórios de cumprimento das ações. Ficando a Vigilância em Saúde com 98,50% de cumprimento das ações de vigilância em saúde.
A Diretora da Vigilância em Saúde – Juciela Brum Soares de Morais parabeniza toda a equipe, todos os técnicos da vigilância pelo empenho, esforço e dedicação, que muitas vezes trabalham em seu limite e até mesmo suprindo a falta de outros funcionários.
“Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final”
Não existe áudio para esta notícia.