Merendeira de Matelândia vence concurso em Brasília
A emoção tornou-se um ingrediente a mais na final do concurso que premiou as melhores receitas da alimentação escolar. As quinze merendeiras de escolas públicas de todo o país que participaram da última prova de fogo da competição estiveram no Ministério da Educação, em Brasília, nesta quinta-feira, 28, para a entrega do prêmio às cinco autoras das receitas vencedoras.
O secretário-executivo, Luiz Cláudio Costa, representou o ministro Aloizio Mercadante na cerimônia, e destacou que considerava todas as 15 participantes vencedoras, independente do resultado. Ele observou que o concurso, que celebra os 60 anos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), foi um dos mais significativos momentos do ministério nos últimos anos.
A primeira fase do concurso contou com 2.433 receitas inscritas. Desse total, 1.403 passaram pela fase eliminatória e foram submetidas, na etapa estadual, aos votos de presidentes de conselhos de alimentação escolar e nutricionistas cadastrados no Pnae. As votações apontaram as 123 receitas que seguiram para a fase regional e serão reunidas em um livro.
Em seguida, os presidentes dos conselhos de alimentação escolar e os nutricionistas cadastrados no FNDE escolheram as três melhores receitas de cada região, utilizando os mesmos critérios da etapa anterior: criatividade, valorização de hábitos locais e a viabilidade de inclusão no Pnae, com replicação no contexto da alimentação escolar.
Três merendeiras de cada região do país chegaram a Brasília no domingo, 24 de janeiro, para a etapa final que elas denominaram de “prova de fogo”. Durante a estadia na capital federal, participaram de um curso de boas práticas, onde puderam ampliar o conhecimento sobre higiene, manipulação e controle de qualidade de alimentos. O grupo também realizou oficinas de nutrição. As merendeiras aproveitaram para compartilhar entre elas a diversidade de temperos a ser utilizados no preparo da merenda.
Para a seleção final, elas apresentaram suas iguarias para um júri composto por um aluno da rede pública, um presidente de Conselho de Alimentação Escolar, uma chefe de cozinha e uma nutricionista. Também fez parte do grupo de jurados um representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), entidade apoiadora da competição, juntamente com o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos, o Banco do Brasil e o Senai.
Os autores da iguaria mais saborosa e melhor elaborada de cada região do Brasil ganharam uma viagem internacional, com direito a acompanhante, além de um prêmio de R$ 5 mil.
CONFIRA A RECEITA
TORTA DE ARROZ NUTRITIVA
Ingredientes utilizados
• 4 Xícara de café de Arroz, tipo 1, cozido
• 1 Xícara de café de Óleo, de soja
• 1 Xícara de café de Farinha, de trigo
• 4 Unidade grande de Ovo, de galinha, inteiro, cru
• 1 Colher de sopa de Fermento em pó, químico
• 1 Pitada de Sal, cozinha
• 1 Xícara de café de Brócolis, cozido
• 1 Unidade média de Cebola, crua
• 3 Unidade média de Cenoura, cozida
• 1/2 Ramo/maço de Cebolinha verde, crua
• 1/2 Ramo/maço de Salsinha, crua
• 1 Unidade grande de Frango, peito, sem pele, cozido
• 1 Xícara de café de Repolho, comum, fresco, cru
• 3 Unidade média de Tomate, vermelho, maduro, cru
• 2 Xícara de café de Leite, de vaca, integral
Modo de preparo
Tempo de preparo: 01:00 Número de porções: 40
Para a massa: bata no liquidificador os ovos, o leite, o óleo, o trigo e o arroz, misture o sal e o fermento. Para o recheio misture: 1 peito de frango desfiado, 1 xícara de cebolinha e salsinha, 1 xícara de repolho ralado, 1 xícara de brócolis picado, 3 cenouras em cubos, 1 cebola picada, 3 tomates picados. Despeje a massa numa forma e misture os ingredientes do recheio. Leva para assar por aproximadamente 50 minutos.
Não existe áudio para esta notícia.