Criado em 2003 pela ITAIPU Binacional, o CAB – Cultivando Água Boa é baseado no compromisso da “Ética do Cuidado” e com o futuro sustentável, sendo composto de projetos e ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidos, inicialmente, nos 28 municípios na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná - Parte 3 e em Mundo Novo (MS).
É um movimento de participação permanente, que estimula a sociedade regional a mudar valores no modo de ser, viver, pensar, produzir e consumir, em especial para o cultivo da água boa, dos solos, da diversidade de vida, das parcerias e das pessoas desse “pedaço” do Planeta.
O Programa atua na definição de critérios e condições que orientam ações socioambientais relacionadas à conservação dos recursos naturais, centradas na qualidade e na quantidade das águas, bem como na qualidade de vida das pessoas.
Diante da importância que o evento vem tomando ao longo de suas edições, este ano como parte integrante da programação oficial do evento , foi previsto a realização de etapas em 4 pólos intituladas “Diálogos Sustentáveis com Leonardo Boff”.
Matelândia foi um dos pólos escolhidos, e no dia 02 de março o evento foi realizado no CTG Querência Nova, e contou com a presença de mais de 500 espectadores de vários municípios da região, dentre eles o Prefeito Municipal de Matelândia Rineu Menoncin acompanhado pela 1ª Dama e Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação Maria Lucia Weber Menoncin, Prefeito de Itaipulândia Miguel Bayerle, representando o legislativo os vereadores Jorge Santana de Moraes (Laco) e Liria Carneti, secretários municipais, lideranças religiosas, professores, imprensa e demais membros da sociedade. Na programação um debate liderado pelo Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional Dr. Nelton Miguel Friedrich sobre como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável fazem parte de nossa agenda comum e local, incentivando ações comprometidas para cumprir essa importante tarefa.
Como atração principal tivemos a ilustre presença de Leonardo Boff, ele que é doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos. É autor de mais de 70 livros. Esteve presente nos inícios da reflexão que procura articular o discurso indignado frente à miséria e à marginalização com o discurso promissor da fé cristã gênese da conhecida Teologia da Libertação.
O Secretário de Meio Ambiente e Coordenador do Comitê Gestor Cultivando Água Boa Otoniel Barbosa Garcez Júnior frisou: “ Com o restabelecimento do diálogo com a Itaipu, o município de Matelândia tem realizado parcerias bem interessantes, com destaque para a recuperação da microbacia do Rio Ocoyzinho que foi concluída e o novo convênio para a recuperação da mricrobacia do Rio Barreirão com investimento de mais de R$ 1,8 milhões. Com o evento de hoje, não é diferente, porque temos uma pessoa de amplo conhecimento reforçando o trabalho que o governo municipal vem fazendo, que é a sensibilização das pessoas para as questões ambientais.”
Para o Prefeito de Matelândia Rineu Menoncin “a palestra do Leonardo Boff, uma pessoa que sobra sabedoria, sobra conhecimento é um alerta dos nossos problemas futuros com o meio ambiente, é quase um puxão de orelha para nós ficarmos atentos no que é que nós podemos fazer de melhor pelo meio ambiente. Então, essa parceria da Itaipu e o município de Matelândia, parceria agora com consistência nos traz essa reflexão e nos deixa atentos que o futuro está muito preocupante, e se nós não nos precavermos agora amanhã nós pagaremos o preço.”
O evento foi uma parceria entre Itaipu Binacional com a organização da Prefeitura Municipal através das Secretarias de Meio Ambiente e Educação e Setor de Cerimoniais e Eventos.
Fotos: Cesar Berger
Não existe áudio para esta notícia.