MOVIMENTO ABRIL VERDE - TODOS JUNTOS PELA SAÚDE DO TRABALHADOR
O Movimento Abril Verde nasce com a proposta de relembrar o marco na história. Em 1969, uma terrível explosão aconteceu em uma mina nos Estados Unidos. Foram 78 trabalhadores mortos.
Segundo relatório da OIT de 2013, são 3 vidas perdidas por minuto em acidentes de trabalho pelo mundo e 5 mil por dia. A cada ano, acidentes não fatais totalizam 317 milhões, o que equivale a mais de 2.800 Maracanãs lotados ou quase 24 cidades de São Paulo. No Brasil, são 4 mil mortes por ano. Mas o trabalho não envolve o risco somente de acidentes, mas também o de doenças. No mundo, são 160 milhões de pessoas que sofrem com doenças profissionais e 2,02 milhões de pessoas que morrem a cada ano em decorrência de enfermidades relacionadas ao trabalho.
Vale ressaltar que o Abril Verde, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha, ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “ABRIL VERDE” em suas ações de conscientização tanto no mês de ABRIL como em outros meses do ano.
O lançamento do Movimento foi apresentado no dia 31 de março, às 9h30 no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego, com a presença da presidenta da Fundacentro, Maria Amelia Gomes de Souza Reis, além de autoridades do governo, representantes dos trabalhadores e empregadores.
LER - A doença do Século
Lesão por Esforço Repetitivo. Trata-se de um desgaste em determinada “peça” do corpo, envolvendo lesões musculares e desgaste nas articulações e nervos, causando dores e inflamações. A lesão é causada pela repetição de um mesmo movimento durante longo período de tempo. As profissões mais atacadas são as que é necessário e contínuo o uso do computador, mas outros profissionais também podem sofrer os mesmos danos dependendo de como se dá a sua atividade profissional: costureiras, motoristas, pianistas, etc.
Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar LER por DORT ou ainda LER/DORT. Consiste, portanto, em uma lesão relacionada com a atividade praticada pela pessoa e pode ser considerada uma doença ocupacional. Pode ser causada ou agravada por práticas como postura incorreta, levantamento de pesos que forçam determinada musculatura, sedentarismo, falta de alongamento dos músculos antes da atividade a ser realizada, etc.
Mantenha a postura sempre que seu trabalho for realizado por um longo tempo em uma mesma posição (em pé ou sentado).
Secretaria Municipal de saúde de Matelândia
Não existe áudio para esta notícia.