Altas temperaturas e chuvas abundantes fazem o paraíso do Aedes aegypti. São as condições ideais para o mosquito se reproduzir. É na água que se acumula em pneus velhos, garrafas e todo tipo de objeto jogado ao léu que as fêmeas fazem seu ninho. Quanto maior é o calor, mais rápido os ovos se transformam em larvas e, em seguida, em mosquitos. A chuva é o gatilho que dá início ao calvário de milhares de pessoas que são infectadas com o vírus no país.
O controle da dengue exige uma mudança de comportamento das pessoas. Ao invés de vítimas, é preciso que nos tornemos combatentes do mosquito da dengue.
O Aedes aegypti mora ao lado, e a maioria dos criadouros está dentro das casas, entre quatro paredes. É necessário verificar se não há tralha no quintal e nos terrenos próximos e ver como andam os potes de plantas.
Observar se há focos do mosquito é ver se as caixas d’água e os pratos dos vasinhos não viraram aquários para as larvas. Evitar jogar lixos em locais inadequados como terrenos baldios e beiras de rios. Só assim poderemos combater esse problema que incomoda toda a sociedade.
Não existe áudio para esta notícia.