As crianças precisam, cedo ou tarde, praticar algum esporte. A partir dos seis ou sete anos de idade as crianças já desenvolveram suficientemente o aparelho psicomotor e estão preparadas para escolher o esporte que mais se apaixone e começar a praticá-lo.
Não existe um esporte para cada idade, depende muito das habilidades e capacidades de cada criança. Inicialmente os pais se inclinam para que seus filhos pratiquem esportes coletivos para estimular sua relação com demais, além de se desenvolverem fisicamente.
O voleibol é uma boa modalidade esportiva para que as crianças aprendam a trabalhar em equipe, movimentar-se e exercitar-se com rapidez. Criado pelo preparador físico William G. Morgan em 1895, o voleibol pode ser praticado em qualquer época do ano, em espaços internos ou externos, num ginásio e até na areia da praia.
Voleibol, um esporte para meninos e meninas
O voleibol pode ser uma perfeita escolha para uma atividade extraescolar ou uma atividade recreativa. É um esporte versátil, ideal para ser praticado por um numeroso grupo de crianças, estimulando sua educação e o trabalho em grupo, ao mesmo tempo em que se divertem. Para jogar o vôlei só é necessário uma bola e uma rede que divida o campo em duas partes.
Cada equipe consta de seis jogadores, que não têm contato físico entre eles, cada um ocupando uma posição de ataque, defesa e bloqueio, além do levantador da equipe. Além disso, por se tratar de um esporte com pouco contato físico, o índice de lesões é muito baixo. Para colocar a bola em movimento, desde o saque, até as cortadas e bloqueios, diversas técnicas são utilizadas.
É tão versátil que na falta dos seis jogadores em cada equipe, quando estiverem brincando num ginásio ou praia, até três jogadores de cada lado já dá para praticar o vôlei.
Benefícios do voleibol para as crianças
A variedade e quantidade de exercícios do voleibol são muito grandes, e seus benefícios são evidentes para os pequenos da casa.
A prática do vôlei proporciona:
- Capacidade de combinar movimentos rápidos e de reação.
- Adaptação a situações que mudam continuamente, dependendo do time adversário.
- Habilidades motoras automatizadas (correr, pular, etc.).
- Capacidade de equilíbrio e controle.
- Motivação para a integração, cooperação, e trabalho em equipe. É um jogo com alto conteúdo socializador.
- Resistência física e concentração.
Como todos os esportes, o vôlei também possui uma versão mini. Nesse caso, está indicado para crianças e principiantes. A diferença é que se joga em um espaço mais reduzido com um número menor de jogadores por equipe e a bola é mais leve.
Não existe áudio para esta notícia.