Associação de proteção e assistência aos condenados
REUNIÃO COM AUTORIDADES DE MATELÂNDIA DEFINE DETALHES A RESPEITO DA IMPLANTAÇÃO DA APAC – ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS
Na manhã desta quinta-feira (23) estiveram no Gabinete do Prefeito Municipal Rineu Menoncin, o Juiz da Comarca Dr. Rodrigo Dufau e Silva, o Vice-Prefeito Enio Oliveira, o Presidente da Câmara de Vereadores Gabriel Cadini, Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação Maria Lucia Weber Menoncin, o Presidente da APAC em Matelândia Partor Gilmar Carmargo, o Assessor Jurídico do Município Dr. Adani Triches e a acadêmica do curso de Arquitetura Rhaiza Meurer que está acompanhando o processo para adequação do espaço.
A Associação que já está constituída legalmente desde março de 2016 vem sendo tema de muitos estudos e discussões para que cada detalhe seja trabalhado da melhor maneira possível e o processo seja além de eficiente também eficaz.
Diante dos vários modelos e exemplos conhecidos, destacam-se os benefícios da implantação deste método que se diferencia do sistema carcerário atual na questão financeira e no que se trata à recuperação de detentos. Custando apenas um quarto do sistema atual, a APAC tem um índice superior a 90% de não reincidência, sendo que o índice de ressocialização do sistema convencional não alcança 14%.
No momento, questões técnicas e jurídicas foram abordadas, porém, frisa-se a necessidade do empenho e colaboração de todos os poderes, seja executivo, legislativo e judiciário, sem esquecer-se da comunidade em geral que tem um papel de suma importância em todo este processo.
O assunto ainda será motivo de muitas discussões, consultas e trabalho, porém, traz em si a determinação e empenho dos envolvidos neste que é um projeto que visa maior ressocialização, mais humanização e com toda certeza maior segurança para toda a população da Comarca de Matelândia.
Não existe áudio para esta notícia.