Aniversário de Matelândia é celebrado com apresentação cultural
Aniversário de Matelândia é celebrado com apresentação cultural oferecida pelo Sicoob
Orquestra de flautas de Maringá e Grupo Meu Clownse apresentaram na Praça da Cultura.
A Orquestra de Flautas de Maringá e o Grupo Meu Clown abrilhantaram as comemorações do aniversário de 57 anos de Matelândia. O espetáculo a céu aberto, com acesso gratuito a população na Praça da Cultura, aconteceu no domingo (23) e contou com a presença de cerca de mil pessoas.
Promovido por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura pelo Ministério da Cultura, Bancoob, Unicoob, Sipag, Instituto Sicoob e Sicoob com apoio da Prefeitura Municipal de Matelândia e Instituto Cultural Ingá, o evento também foi prestigiado pelo prefeito Rineu Menoncin acompanhado pela Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação Maria Lucia Weber Menoncin, pela Secretária Municipal de Educação e Cultura, Neiva Romani Bosio, pela gerente do Sicoob em Matelândia, Luciana Kolben e pelo presidente do Sicoob Três Fronteiras, Roberto Fernandes.
Segundo Fernandes, “é uma honra poder apresentar projetos culturais no município. Matelândia está de parabéns por sempre apoiar eventos como esse, agradecemos a oportunidade de participar dessa festa”, disse.
Para o Prefeito Rineu Menoncin, "a parceria entre a Prefeitura e Sicoob tem fortalecido muitas das ações realizadas nas mais diversas áreas, e trazer a cultura até os munícipes de forma gratuita e tão expressiva, engrandece ainda mais os laços e enaltece o aniversário que foi programado para toda a população".
“Acho muito importante que instituições como o Sicoob tragam eventos como esse junto à prefeitura, é um momento para aproveitarmos em família”, pontuou a empresária Miraci Mulinari Cozer.
Para Luciana Kolben, “é um privilégio poder participar dessa comemoraçãode aniversário da nossa querida cidade. Essa é o momento de mostrar a força que uma cooperativa tem, de mostrar a preocupação do Sicoob com a comunidade em que estamos inseridos”.
“Não temos acesso a esse tipo de programação com frequência, normalmente temos que sair do município para assistir a espetáculos como esse”, destaca Inês Debona, cooperada do Sicoob.
Para a turista de Córdoba que estava de passagem pela cidade, Leonor Martini, “o espetáculo foi maravilhoso. Considero muito oportuno trazer uma orquestra desse nível para todos, na praça”.
Sobre as atrações
Orquestra de Flautas
A Orquestra de Flautas de Maringá tem como objetivo odesenvolvimento profissional para seus integrantes, flautistas e regentes, alémde propiciar à comunidade o contato com obras musicais de diversas culturas,épocas e gêneros, reaproximando o público de uma escuta histórica e deformas culturais mais abrangentes.
A existência das Orquestras de Flautas,também conhecidas como FluteChoir, são recentes na história da música, epor esse fato, levam até a comunidade experiências musicais que transpõem asimples a básica experiência musical oferecida pelos meios midiáticos decomunicação, ofertando um ambiente de aprendizado e contato com formasmusicais de diversas culturas.
Meu Clown
O Grupo Meu Clown nasceu em 2004 a partir da colaboração entre os artistas/pesquisadores Andréia Egydio (Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo – USP) e Marcelo Colavitto (Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM), ano em que surge o primeiro espetáculo da trupe.
Em 2011 o grupo muda para Maringá – PR, onde se vincula ao projeto de extensão “Grupo de Pesquisa e Experimentação Cotidiana Utilizando como Paradigma a Figura do Clown” da UEM, criado por Marcelo Colavitto.
Não existe áudio para esta notícia.