EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO SE REUNEM PARA DISCUTIR SOBRE A APAC
Na manhã desta quinta-feira (21), ocorreu uma importante reunião no Paço Municipal tendo como tema a discussão sobre a implantação da APAC em Matelândia.
Presentes o Prefeito Rineu Menoncin, Vice-Prefeito Enio OLiveira, Juiz da Comarca de Matelândia Dr. Rodrigo Dufau e Silva, Presidente da Câmara Gabriel Cadini, Vereadores Jebson Bosio, Rafael Felisberto, Antonio Pizoni, Nei Gasparin, Celso Gregório e Aldair Pereira, Secretário de Administração e Recursos Humanos Edson Alves, Presidente da APAC de Matelândia Pastor Gilmar Camargo.
Após várias conversas, visitas, estudos a cerca deste projeto, sem dúvida alguma o Modelo APAC funciona e beneficia não apenas o preso, mas sim, toda a sua família e a sociedade tendo em vista que o modelo atual de carceragem hoje alimenta, de certa forma, o crime além de ser um sistema caro praticamente sem taxa de recuperação significativa.
Este modelo está se difundindo em todo o Estado e País, sendo que em Matelândia, a APAC já é composta juridicamente desde março de 2016 e todos os trâmites estão transcorrendo de maneira para que em breve tenhamos maiores definições para sua implantação efetiva.
O intuito principal é a recuperação dos condenados preferencialmente do município de Matelândia. Esta ação também influencia de maneira direta e profunda na segurança pública do município, porém é necessário o engajamento entre Executivo, Legislativo, Judiciário e a Comunidade como um todo. É algo novo, que de antemão causa espanto, receio e até mesmo medo, porém, os índices e os exemplos são extremamente expressivos e indicam um importante passo para Matelândia e região, com probabilidade inclusive de tornar-se referência para os demais municípios próximos.
Esta reunião incluindo o Legislativo teve como principal finalidade além de ouvir a opinião dos representantes da sociedade, traçar algumas ações importantes de debate e decisões a serem tomadas junto às lideranças das comunidades.
Algumas opções e hipóteses foram levantadas e diante das mesmas na sequência serão realizadas reuniões e audiências públicas para decisões definitivas.
Não existe áudio para esta notícia.