ATENÇÃO PRODUTORES RURAIS E COMUNIDADE EM GERAL.
Conquistar um status sanitário adequado é fundamental para que nosso município e região se mantenham competitivos, em especial, no mercado de produção de alimentos. No entanto, a sanidade agropecuária é também uma questão de saúde pública, não só pelo consumo dos alimentos, como também pelos riscos de contaminação das pessoas, por exemplo, pelas atividades diretas de manejo dos animais.
Dentre as principais doenças infecciosas de grande impacto para a saúde humana e para a cadeia produtiva da pecuária bovina de leite e corte, destacamos a brucelose e a tuberculose, quegeram sérios prejuízos diretos e indiretos e cujas distribuiçãoedispersão têm aumentado a cada ano.
Para minimizar os prejuízos e os riscos dessas doenças é necessária a transferência de conhecimentos e soluções no âmbito das questões de epidemiologia, controle e diagnóstico dessas enfermidades, com o propósito de contribuir para o seu controle e sua erradicação.
O Conselho de Sanidade Agropecuária de Matelândia – CSA, em conjunto com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e com o apoio da Adapar, Emater, Acima e Programa Oeste em Desenvolvimento, vem debatendo sobre como atuar em relação a essa pauta, uma vez que um dos seus propósitos é levar conhecimento e sensibilizar os produtores e a comunidade sobre a importância do controle e da prevenção dessas doenças.
Assim, no dia 24 de outubro será lançada a Campanha de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal. Na ocasião serão apresentadas as principais ações da campanha, além da realização de importante palestra sobre o tema, com o médico veterinário e Fiscal de Defesa Agropecuária da Adapar, Ricardo Antonio da Silva. Na palestra serão abordados temas relacionados aos riscos de contaminação, como prevenir e controlar a entrada da doença e o que a legislação orienta.
A brucelose e a tuberculose estão entre as pautas priorizadas pela região no âmbito do Programa Oeste em Desenvolvimento. Da mesma forma, fortalecer e apoiar os conselhos de sanidade é uma das principais estratégias do Programa para melhorar o status sanitário da região e o CSA Matelândia foi selecionado como piloto para implementar a proposta de reestruturação da metodologia dos conselhos na região.
O CSA Matelândia já vem realizando importantes ações desde sua instituição por meio de lei municipal e pelo forte envolvimento de pessoas da comunidade e representantes das principais instituições do setor. O governo municipal reconhece o conselho como agente sanitário local e tem dado todo o suporte necessário para o desenvolvimento das suas atividades.Como se trata de um órgão consultivo e operativo, sem poder de fiscalização, o conselho se apresenta como importante aliado da comunidade e do setor produtivo discutindo, propondo e realizando ações de educação sanitária e para a defesa agropecuária de Matelândia.
Não existe áudio para esta notícia.